educação e luta de classes


Ontem, no Parlamento, durante um debate sobre o aumento do número de alunos nas salas dos jardins-de-infância, respondendo a perguntas formuladas pelas deputadas Rita Rato, do PCP e de Mariana Aiveca, do BE, o deputado do PPD/PSD, Adão e Silva disse: "vocês, os partidos da extrema esquerda, até para um debate sobre educação, não conseguem resistir e trazer para aqui a luta de classes"!
Então e o senhor deputado Adão deixa os interesses da classe que legitimamente defende à porta da Assembleia? Ou deixa-os pendurados no bengaleiro?
E o que queria dizer um deputado do CDS/PP, não fixei o nome, quando disse que: "quem não é rico não tem tiques de rico"?
Não queria ele dizer que os ricos, por terem dinheiro e o estado do seu lado, podem escolher escolas de qualidade para os seus filhos, enquanto os outros tem que se contentar com a escola dos pobres, a pública?
Ainda para mais quando, pelo menos boa parte das privadas, são pagas com dinheiros do estado, de todos nós!
Pois é senhor deputado Adão, a luta de classes trazida até ao debate sobre educação faz todo o sentido e só é pena não ter sido aprofundado pelos partidos que o deviam fazer (PCP e BE) dado que o mandato que o povo lhes deu para isso foi, pois não é nos bancos da escola que a seleção em classes começa a ser feita?
Claro que com o decorrer da vida alguns conseguem fugir a esses fados e outros deixam-se cair neles.
Outros ainda, usam artimanhas e amizades para subir na vida.
Jaime Crespo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

estamos quase lá...

Carta aberta ao spgl