de uma boa ideia a uma ideia péssima vai o passo de uma velha

há uns meninos, cujas idades vão da adolescência até aos quarentões, membros de grupos ambientalistas e de defesa animal que do fascismo não conheceram nada nem as farinhas 33 e amparo, cujos pais por contraponto à educação demasiado rígida que sofreram lhes deram uma educação totalmente permissiva, nunca souberam o que é uma palmada no rabo para corrigir um comportamento desviante ou birrento, por isso persistem no desvio e na birra, da liberdade aprenderam que serve para fazerem tudo o que querem e lhes apetece nunca aprenderam a respeitar a liberdade do outro, daí que quando se confrontam com alguém que não pensa, não gosta e não age como eles, ficam baralhados, incapazes do diálogo e do respeito pela diferença, vêem-se na contingência de exterminar a diferença, seja por decreto e se necessário cala-se ou extermina-se o tal outro, ser estranho e imprevisto no pequeno mundo destes pequenos ditadores.
na semana passada, as televisões passaram vídeos em que sob o pretexto que algumas pessoas maltratavam os seus animais de companhia, grupos de encapuzados invadiam a propriedade privada, chegaram a entrar em casas, agrediram pessoas e roubaram o cão ou o gato dessas pessoas. denunciantes, investigadores, acusadores, atribuidores da pena e executores, tudo sem recurso à lei, apenas à sua liberdade individual e amor aos animais infalíveis.
esta semana, surgiu o apelo ao boicote ao espetáculo do cantor e músico Rui Veloso, no campo pequeno, em lisboa. Rui Veloso pode cantar apenas onde esta gentinha autorizar.
o campo pequeno é hoje uma sala de espetáculos, dos 50 ou 60 espetáculos que dá por ano, 5 ou 6 serão touradas e depois? o que tem a bota a ver com a perdigota?
começo a concordar com Manuel Alegre, esta gente intimida e mete medo, esta gente já não tem idade para levar a palmada pedagógica no rabo, mas os atos que anda a cometer são ilegais e tem muito boa idade para passar uns tempos na prisão a ler uns livros de filosofia sobre Democracia, Liberdade e o Direito do Outro.
não sei se estão ligados ao pan ou não, não sei a que grupos ou associações de defesa animal estão ligados, mas com ligação ou não, a bem dos direitos dos animais gostava de ver os dirigentes desse partido e dessas organizações virem publicamente condenar estes atos, coisa que até agora não vi.
a própria imprensa tudo desvaloriza, assisti aos comentadores de um programa comentarem jocosamente os vídeos da semana passada, isto porque são rapaziada da nossa confraria. agora imagine-se que eram imigrantes, refugiados ou muçulmanos envolvidos numa rixa, algures na noite portuguesa, com rapaziada da nossa? ai deus e u é. dava 15 dias de trabalho à malta do correio da manhã.
gosto de animais, tenho um cão, provavelmente nem sempre cumpro o protocolo do tratamento 5 estrelas, o melhor é ter a caçadeira à mão não me entrem esses idiotas encapuzados casa a dentro.
não gosto de touradas, sou contra, mas reconheço que é uma tradição cultural de pelo menos uma parte do povo português e que há muitos portugueses que gostam de assistir a touradas, portanto acho que esses portugueses que gostam de touradas tem todo o direito de organizar e assistir a touradas. não acredito em proibições por decreto, o que passaria a haver era touradas clandestinas, sem qualquer segurança nem vigilância, isso sim, um verdadeiro perigo para o público e outros, como acontece com as lutas de cães.
a tourada acabará por ela própria quando não se autofinanciar, ou seja, quando o dinheiro da bilheteira e de merchandising não pagar o espetáculo, por isso e para começar deviam ser retirados todos os apoios públicos (subsídios em dinheiro diretos e indiretos e camuflados), pelo estado central e pelas autarquias. a tourada terá que se financiar a ela mesmo.
voltando aos meninos, fazem assédio, intimidam, causam medo ou terror nas pessoas, isto é terrorismo e está plasmado no despacho de acusação dos invasores de alcochete, então só resta ao ministério público produzir acusação e dirigir a pj em buscas que levem à sua detenção e apresentação perante um juíz que decidirá as medidas coercivas a aplicar até ao julgamento.
é assim que a democracia deve funcionar, para todos os cidadãos, não só para alguns fazerem tudo o que querem.
já escrevi demais mas falta uma achega, esta gente incorre ainda noutra ignorância que é a de não conhecer o país, o seu interior e a relação aí estabelecida entre o homem e os animais. apenas conhecem os animais de companhia aqueles que se tem em casa nas cidades o cão, o gato, o coelho e pouco mais. dificilmente há alguma coisa que o pastor ou aquele que cria animais no campo goste mais do que dos seus animais, são eles que lhe vão dar o rendimento do qual sobrevive. se uma vaca adoece é uma pequena tragédia. se uma ovelha morre é uma tragédia. mas trata os seus animais nas condições que lhe pode dar e como via os seus ancestrais fazer, o que não é maltratar. vem agora estes meninos da cidade querer ensinar ao pastor como é que ele deve tratar do seu rebanho e que deve substituir a palha por um colchão pikolin para cada rês dormir. esta dou de borla, na cultura judaico-cristã a diferença
jaime crespo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

estamos quase lá...

o 25 de abril não existiu