Interromper as férias por duas merdas.


Está um indivíduo de férias, de papo para o sol, como um lagarto, literalmente porque sou de sangue frio e tirando dois dias este verão ainda não deu para aquecer, quando duas merdas me obrigam a interromper as férias.
Uma tem a ver com o evento web summit e o convida, desconvida a Marine Le Penn, líder da extrema-direita fascista francesa, para estar presente no evento e tomar a palavra e com algumas posições individuais e coletivas tomadas por organizações e pessoas democratas.
Quanto a mim, a divisão entre a democracia e o fascismo ou outro tipo de ditadura ou totalitarismo (como o comunismo), é um campo bem claro e inconfundível.
A democracia defende a liberdade individual e coletiva, a liberdade de expressão, a igualdade (económica, social e cultural), a fraternidade.
Por seu lado, o fascismo, defende a opressão individual e coletiva, a desigualdade (económica, social e cultural), a competição sem tréguas.
Por isso, apenas se pode combater o fascismo fortalecendo a democracia, ou aplicando as regras da democracia mesmo aos fascistas. Bem sei que tantas vezes apetece-nos aplicar a regra do 1º Testamento “olho por olho, dente por dente” em detrimento do mais benévolo conselho do 2º Testamento “oferece a outra face”. Mas a resistência democrática ao fascismo tem que ser essa, tem que ser dura, mas tem que ser feita com e na democracia porque se combatermos o fascismo com as regras do fascismo, que é o que os fascistas querem, deixamos de nos distinguir deles, a própria democracia passa a confundir-se com o fascismo e depois dessas armas sabem eles, estão treinados nelas, nós não. Damos mais protagonismo a Marine Le Penn cada vez que a impedimos de falar, do que de cada vez que ela fala, se eles puderem falar livremente sem incidentes, a tosca escultura desmorona-se, se os proibirmos de falar eles ganham popularidade com o seu populismo de pacotilha e corremos o risco que ganhem também o povo.
A direita fascista quer formar partidos políticos? Que forme!
Quer concorrer a eleições? Que concorra!
Quer fazer campanha? Que faça!
Quer fazer comícios? Faça favor?
Cada proibição, cada manifestação de boicote será uma faca que mais tarde ou mais cedo se irá espetar no coração da democracia.
Jaime crespo, Queluz, 16 de agosto, de 2018

Nota: quanto à 2ª merda o melhor é ficar calado…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

estamos quase lá...

o 25 de abril não existiu