entre a realidade e a fábula

isto de um tipo estar duas semanas sem sintonizar a televisão nos canais de notícias e nos telejornais, para limpar a cabecinha e aliviar os nervos(agora diz-se stresse) tem coisas...
ontem, lá me resolvi atualizar e sintonizar o aparelho primeiro num, depois noutro, dos principais canais noticiosos.
e logo pensei, mas onde raio é que eu estou? queres ver que morri e não dei por nada? ai jaime quem te mandou em vida ser ateu? agora vieste parar com a carcaça ao inferno e vais ter que arrostar com as mais terríveis penas, até, pelo menos, ao dia do juízo final...
o panorama era o seguinte, intercaladamente, aparecia um senhor jornalista (cujos amigos unanimemente garantem que é uma jóia de pessoa) a pontapear um fotógrafo (pelo qual, os seus indefetíveis amigos juramentam que é outra jóia de rapaz). e ao lado deles, no seu estilo atarecado, o relvas, esse mesmo, a bêtte noir da política portuguesa, numa desconstrução narrativa efetuada pelo engenheiro filósofo josé sócrates. o relvas inconseguiu ser pontapeado.
a seguir, alberto joão jardim regressado aos seus melhores dias, apelidava um seu adversário no psd/madeira de "cafufa", o senhor chama-se cafofo!
logo a seguir, um doutor rangel, excitadíssimo e todo enérgico (doutor rangel, por favor, envie-me a receita do que anda a tomar, a fumar ou a snifar porque eu necessito de toda essa sua energia a cada dia que acordo para ir trabalhar) anunciava alegremente ao país que o seu manifesto eleitoral (eleições para o par(a)lamento europeu) estava adequado à geração informatizada e por isso, está escrito em twittes de 300 carateres!!! e são 101 para serem como os 101 dálmatas, senhor doutor rangel, eu sei que essa dos dálmatas foi uma piadola mas mesmo assim não lhe ficou nada bem. quanto aos twittes de 300 carateres, confesso não ser versado na coisa, mas quando por lá andei, aquilo só permitia twittar até 140 carateres, foi por isso que a deixei, eu sou muito prolixo na escrita e ela (a rede social twitter) muito comedida.
e nem me vou referir às pérolas do melhor português que enformam o manifesto twitter, nem às ideias que foi buscar a outros também candidatos...
ou seja, o doutor rangel falava entusiasmadamente numa coisa que nem conhece...
esta gente chegou a um ponto de falta de pudor que já não gozam connosco nas nossas costas, fazem-no despudoradamente nas nossas caras.
por este andar, até já estou a imaginar a concorrência, o doutor assis, outro intelectual e filósofo da nossa política, a responder, para não se deixar ficar para trás neste mundo cada vez mais cibernético, com um manifesto em sms, ou mms, ou lá como essas tecnologias se chamam e naquela escrita codificada que apenas os jovens, entre eles, compreendem. por exemplo:
q q v t bd lol
tradução:
quero que vão todos bardamerda, ahahah!

e tem sido em gente desta que nós temos votado e entregue as nossas vidas e o futuro dos nossos filhos nas mãos cobertas de pelos de dálmatas!
quanto mais vezes ainda vamos apostar (ou votar) nestes cavalos, perdão, dálmatas?
e no meio de todos estes brincalhões, nós, o povo, cada qual tem que aturar a sua cruela de vil, na vida em cruel e vil tristeza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

estamos quase lá...

Carta aberta ao spgl