invasão brutal no maracanã



    Sobre a invasão brutal da Aldeia Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil, pela tropa de choque da Polícia Militar, com o objectivo de desocupar o prédio, recebemos, da Organização Anarquista Terra e Liberdade, a informação que se segue e o apelo à solidariedade com a Aldeia Maracanã.
   Recebemos também um apelo à subscrição do abaixo-assinado de Devolução do Museu do Índio no Rio de Janeiro aos indígenas.

         ------------------------------------ 

Rio de Janeiro, Brasil.

No dia 22/03/13 às 03:00, a polícia cercou o antigo prédio do Museu do Índio, rebatizado pelos indígena de Aldeia Maracanã, que fica ao lado do Estádio Maracanã, que sediará a Copa de 2014. Ha ha 6 anos por diversas etnias indígenas e suas famílias, a ocupação do prédio visava construir um centro de referência da cultura indígena controlado pelos próprios indígenas, e também planejavam a criação de uma Universidade Popular Indígena, além de servir de moradia para os índios que vem passar pela cidade.

O cerco polícial terminou com a invasão da Aldeia Maracanã e uma violenta repressão a todos os indígenas e apoiadores presentes, além de várias prisões. A repressão serviu para testar as novas armas compradas para os mega-eventos no Rio de Janeiro, como gás lacrimogêneo, spray de pimenta, canhão de microondas, pistolas de tasers, somados as velhas agressões usuais da polícia do Rio de Janeiro. O Estádio e seu entorno estão sendo vendidos para a iniciativa privada e para isso querem o prédio vazio.

O episódio de total desrespeito a cultura indígena faz parte do projeto de “limpar a cidade” para as Olimpíadas, fazendo do Rio de Janeiro uma grande vitrine para a burguesia internacional, enquanto o povo sofre a opressão, o desalojo forçado de suas casas, o descaso com a moradia, saúde e educação e a morte nas mãos dos lacaios do Estado.

Por isso chamamos a todxs a prestarem solidariedade à Aldeia Maracanã, com atos na embaixada brasileira, divulgação do caso ou apenas fotos mostrando solidariedade para que o mundo fique sabendo das barbaridades que vem acontecendo no Brasil e mostrar para xs indígenas desalojados e mandados para precários abrigos públicos que não estamos sozinhxs!

LUTAR, CRIAR PODER POPULAR!
O
TL ( Organização Anarquista Terra e Liberdade )

         ------------------------------------

   O abaixo-assinado pode ser encontrado e subscrito no site:


   e a desocupação pode ser vista no seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=jxrZLuAgJo4

   Também se pode encontrar mais informação no seguinte site de Passa Palavra:



--
________________________________________
AIT-SP / Núcleo de Lisboa
Apartado 50029
1701-001 Lisboa
PORTUGAL
Tel. +351 96 847 62 69

Comentários

Mensagens populares deste blogue

estamos quase lá...

Carta aberta ao spgl