Caros amigos (só Cráticos), recebam esta missiva de um, apenas, só crítico:
já me vai faltando a paciência para tanta demagogia em torno das provas de aferição, que para o ano serão exames, dos alunos do 4º ano do 1º CEB.
não venho defender-me ou os meus colegas mas podem constatar pelos vossos filhos, sobrinhos ou crianças conhecidas que isso de hoje os putos não aprenderem nada na escola, não é verdade.
há vários fatores de fundo que levam a que o insucesso escolar e algum facilitismo da parte das escolas e de alguns professores seja maior em portugal que noutros países, mas reparem que as comparações são feitas sempre com os países mais desenvolvidos, suécia, finlândia, dinamarca, noruega... porque não nos comparam com países da nossa igualha? angola, marrocos, brasil, etc.
quando tiver tempo hei-de colocar aqui http://revolucaonocabare.blogspot.pt/ alguns exemplos de questões colocadas nas provas do 4º ano deste ano, mas se quiserem consultar, as provas estão disponíveis no site do GAVE, ah! e não deixem de espreitar os critérios e respetivas grelhas de codificação e desfrutem do maravilhoso mundo novo, tomando um sumo de laranja mecânica, assistindo de sofá a um intrincado processo ocorrido algures em 1984... mas cuidado! não vos deixeis cair num ninho de cucos, observem-no apenas de longe, muito longe...
só para vos dar uma ideia, o caderno 1 de língua portuguesa tinha 16!!! páginas. as perguntas até podem ser consideradas por nós, adultos, como fáceis, mas é bom recordar que os destinatários das provas tem em média 10 anos, alguns são até mais novos e só o facto de terem que andar para a frente e para trás e responder a tão grande número de perguntas, convenhamos que confunde qualquer um. no caderno 2 era pedido aos alunos que escrevessem dois textos, um curto, convite por e-mail (e quantas crianças deste país nunca viram uma página do outloock...) a um amigo para irem visitar uma exposição sobre ciência; e um texto longo, no mínimo 15 linhas, no qual tinham que construir um diálogo entre uma gotinha de água e o arco-íris.
o teste de matemática, também dividido em cadernos 1 e 2 em que cada uma era composta por 8 páginas, logo um total de 16!!! páginas.
vocês andaram na escola, uns, anos antes de mim, outros, depois. não me recordo de ter feito nada assim, lembro-me que na primária comprávamos uma folha de 25 linhas (4 páginas) no ti cegonha e nessas 4 páginas fazíamos tudo, copiávamos as perguntas e o texto do quadro, fazíamos um ditado, respondíamos a umas perguntas de História e resolvíamos umas contas e 2 ou 3 problemas.
chegam-me por e-mail, anexados como exemplos do que se aprendia antigamente e sem me querer por agora debruçar sobre a qualidade desse ensino do antigamente, apenas refiro que a maior parte dessas provas que recebo em anexos, nem me parecem ser da antiga 4ª classe mas sim do ciclo preparatório, é que nós só nessa fase é que começávamos a chamar pontos às provas, daí....
mas andam muitos interesses à solta em torno do ensino, bem como na saúde e noutras áreas, há que privatizar tudo a todo o esforço burlesco e ao mais baixo custo. então para motivar as pessoas nada como descredibilizar os sistemas. além do mais, torna a privatização, para quem compra, barata e assim se vai afundando o país e expulsando de cá os pobres e até os que eram abastados. criam-se serviços de luxo para os ricos e os outros que tenham tratamento abaixo de cão.
foi só um desabafo.

jaime crespo

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