Orangotangos sob ataque!


Caros amigos e caras amigas,
Os orangotangos do planeta estão por um fio, e cientistas dizem que não temos muito tempo antes de sua completa extinção. Um plano brilhante, no entanto, poderá salvá-los se todos nós contribuirmos com o que pudermos.

Um terreno que faz um “corredor” conectando dois habitats essenciais dos orangotangos nos pantanais da ilha de Bornéu está a um passo da destruição. Salvar esse terreno poderia significar a diferença entre a vida e a morte de incontáveis orangotangos, que necessitam de trechos contínuos de florestas e árvores para sobreviverem. ONGs preservacionistas e grupos locais anunciaram, corajosamente, que comprarão esse trecho de terra de modo a protegê-lo para sempre, mas para isso é necessário dinheiro suficiente para vencer as companhias famintas por lucro que desejam avançar sobre estas terras e destruí-las.

Esse é o momento para o qual a comunidade da Avaaz nasceu – nosso modelo único de arrecadação pode nos permitir o financiamento rápido desse santuário crucial e a criação de um fundo para defender outras regiões-chave ao redor do mundo.

Clique para contribuir com o que você puder, processaremos sua doação apenas se conseguirmos arrecadar dinheiro o suficiente para comprar o terreno:
   
       
Orangotangos estão entre nossos parentes mais inteligentes e empáticos – o significado de seu nome é “pessoa da floresta” em malaio. Eles gastam 90% do seu tempo perambulando e escalando árvores (a envergadura dos braços de um macho pode chegar a mais de dois metros!) – ou mesmo dormindo no alto de copas de árvores frondosas que fazem de ninhos, usando as grandes folhas das árvores como se fossem guarda-chuvas quando chove. No entanto, com o aumento da demanda de óleo de palma para foguetes e a destruição de mais e mais florestas pelas empresas, suas casas estão literalmente desabando como peças de dominó.

Permitir que nossos orangotangos morram significa não apenas perder uma das criaturas mais majestosas do planeta para sempre, mas também permitir a mudança de todo o ecossistema das florestas tropicais que habitam. Enquanto andam pela floresta comendo frutas, os orangotangos espalham as sementes mata adentro, colaborando para que toda a floresta permaneça saudável e forte.

Em Bornéu, onde 80% do habitat dos orangotangos já foi destruído, mesmo o menor pedaço de terra pode fazer uma enorme diferença, já que pode ligar trechos remanescentes de floresta protegidos. É por isso que esse projeto para salvar os orangotangos é tão relevante: ao conectar uma reserva florestal com um santuário da vida selvagem, podemos utilizar ao máximo cada centavo arrecadado.

Clique para doar – se arrecadarmos dinheiro o suficiente poderemos dá-lo aos grupos locais para que comprem o terreno – e criar um fundo para dar respostas rápidas a momentos em que a defesa da vida selvagem é urgente:
   
       
Por diversas vezes a comunidade da Avaaz se uniu para proteger florestas e espécies muito ameaçadas, da floresta amazônica no Equador e no Brasil até elefantes, rinocerontes e leões ameaçados pela caça ilegal no continente africano. No ano passado, aproximadamente 1,5 milhão de nós nos unimos em um apelo ao governo da Indonésia para proteger sua preciosa população de orangotangos. Agora, nós temos a chance de fazer a diferença de modo expressivo na Malásia, antes mesmo que mais um precioso orangotango morra.

Com esperança e determinação,

Ricken, Mia, Emma, Allison, Christoph, Diego, Mais, Wen-Hua, Oli e todo o time da Avaaz


Mais informações:

Orangotangos mortos ilegalmente na última década: 20 mil. Processos judiciais: zero (Scientific American)
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/orangotangos_mortos_ilegalmente_na_ultima_decada_20_mil__processos_judiciais_zero.html

Mineração ameaça orangotangos em Bornéu (Planeta Sustentável)
http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/mineracao-ameaca-orangotangos-em-borneu/

Desmatamento de floresta no Bornéu isola e afeta orangotangos (Anda)
http://www.anda.jor.br/18/04/2013/desmatamento-de-floresta-no-borneu-isola-e-afeta-orangotangos

Filhotes órfãos de orangotango são resgatados em Bornéu (Ig)
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2013-04-10/filhotes-de-orangotango-sao-resgatados-apos-cacadores-matarem-pais.html


A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 33 milhões de pessoas
que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Você está recebendo essa mensagem porque assinou a campanha "Apagão -- Salve a Internet Hoje" no dia 2012-01-14 usando o seguinte endereço de email: jaime.crespo.2011@gmail.com.
Para garantir que as mensagens da Avaaz cheguem à sua caixa de entrada, por favor adicione avaaz@avaaz.org à sua lista de contatos. Para mudar o seu endereço de email, opções de idioma ou outras informações pessoais, entre em contato conosco, ou clique aqui para descadastrar-se.


Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

estamos quase lá...

o 25 de abril não existiu