solidariedade com o povo grego


Relato da delegação de 28/2/2012 à Embaixada da Grécia em Lisboa
Uma delegação de 5 elementos da Comissão pela Proibição dos Despedimentos (CPD) foi recebida, a 28 de Fevereiro, pelo Encarregado de Negócios da Embaixada da Grécia em Lisboa, a quem foi entregue cópia do abaixo-assinado em defesa dos sindicalistas gregos do Sindicato da Electricidade (GENOP-DEH), sujeitos a processos judiciais por combaterem contra as medidas da “Troika” relativamente ao seu sector profissional – em particular a privatização da Empresa pública de electricidade da Grécia e o corte da luz aos utentes que recusavam pagar uma contribuição imobiliária (integrada na factura da electricidade).
O objectivo da delegação era obter informações sobre a fase em que está o processo judicial que pesa sobre 15 sindicalistas do GENOP-DEH.
O Encarregado de Negócios confirmou a existência desse processo judicial e disse-nos que a Justiça na Grécia tem autonomia para tomar as suas decisões sobre este caso. Acrescentou não possuir uma informação mais concreta sobre a fase em que está o processo, comprometendo-se perante a delegação em obtê-la junto do Estado grego e, em seguida, enviar-nos essa informação (1).
Questionado sobre se era a privatização da Empresa pública de electricidade da Grécia que iria ajudar a resolver os problemas dos seus trabalhadores e do seu povo, o Encarregado de Negócios não respondeu.
Defender estes sindicalistas gregos é ajudar a defender-nos a nós próprios
Os trabalhadores gregos constituem a ponta avançada do processo de resistência e de mobilização para impedir os planos de destruição dos direitos, dos postos de trabalho e da civilização construída pelos diferentes povos da Europa.
Eles não podem ganhar sozinhos, face a esta ofensiva personalizada nas “troikas” instaladas em cada país, pois trata-se de uma ofensiva de conjunto decorrente das exigências do capital financeiro mundial orquestrada pela União Europeia, o BCE e o FMI.
É necessário coordenar a nossa resposta e as nossas mobilizações, com as nossas organizações sindicais, para nos salvarmos enquanto povo de cada país.
Na mobilização tão forte dos trabalhadores gregos, há sectores que ocupam um lugar muito especial: é o caso dos sindicalistas da empresa pública, a ser privatizada por exigência da respectiva “Troika”, num processo análogo ao já imposto em Portugal com a empresa pública EDP.
As autoridades gregas precisam de se desembaraçar e fazer recuar os dirigentes deste sindicato, para poderem cumprir o programa da “Troika” na Grécia.
Daí o empenhamento tão forte da parte delas nos processos judiciais.
A nossa acção – participando na campanha internacional assumida por muitos sindicatos e centrais sindicais de todos o mundo – constitui, assim, o apoio ao nosso alcance na defesa do povo grego, na nossa própria defesa.
Continuemos a campanha de solidariedade com estes sindicalistas subscrevendo-a em http://www.peticaopublica.com/?pi=SOLGREGO

(1)  No dia 6 de Março de 2012, a Embaixada da Grécia em Lisboa comunicou à CPD que: “No seguimento da reunião tida na Embaixada, no dia 28 de Fevereiro, com os sindicalistas trabalhadores e em resposta à vossa questão sobre a fase em que se encontra a acção penal  sobre o delito de obstrução do funcionamento de Serviço Público perante o Tribunal Tri-membre contra os 15 sindicalistas da GENOP-DEH, temos a honra de informar que a última data designada para o julgamento foi o dia 10 de Janeiro, que foi adiada e ainda não se designou nova data.”
Portanto, a campanha de solidariedade internacional tem dado resultado! Levemo-la para a frente!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

estamos quase lá...

o 25 de abril não existiu