a importância de um encontro

Próximo sábado, 5 de novembro, 15 horas, na Associação 25 de Abril, em Lisboa, encontro aberto promovido pela Comissão pela Proibição dos Despedimentos, para debater a exigência da retirada do acordo troika/passos/sócrates. O momento, como nos demonstram gregos e troianos, não é de ficar na espetativa. A tua participação é importante. Comparece! Eu vou lá estar... 

A colossal questão que hoje se nos coloca, já não é a da manutenção dos postos de trabalho, uma luta sem tréguas contra o desemprego e pelo pleno emprego, a questão que hoje está presente a cada segundo de existência daqueles que trabalham é a luta pela própria vida!
Os historiadores do regime, concordaram entre eles que a evolução social parou nas revoluções burguesas (revolução francesa, independência dos USA, implementação de alguns regimes republicanos, etc.), com elas a emancipação da alta burguesia terratenente, comercial, industrial e financeira. O admirável mundo novo, elevado através da democracia representativa parlamentar, da liberalização dos mercados financeiro e do trabalho. O mesmo é dizer que desregulados estes dois mercados fundamentais para a humanidade, impera a lei do mais forte, mais poderoso, mais rico.
É um retorno ao feudalismo, mas agora já não agrário e senhorial mas especulativo-financeiro, sem laços de sangue mas com exigida reverência à serventia do cifrão...
É uma escravidão sem qualquer espécie de ónus para o patrão.
Estes historiadores, ganham um sorriso "malandreco" escondendo o cinismo do seu pensamento, quando referem que o tempo das revoluções é passado, negando aos trabalhadores, o direito que a burguesia conquistou pela força: o seu direito à emancipação, legal, social, económica e cultural. O direito à verdadeira revolução dos trabalhadores!
É este direito, é a organização desta (r)evolução que transformará para sempre a face da Terra, que tragicamente hoje se nos coloca e foi-nos oferecido precisamente por aqueles que tudo nos querem tirar: o capital económico-financeiro!
Na satisfação da sua cada vez mais voraz gula e não encontrando pela frente resistência firme, tentam ir até ao fundo e de tudo se apoderarem: dos bens materiais e espirituais, até ao teu próprio ser, tudo será deles, caso continues sossegadamente a assistir... 
Hoje, é um direito e um dever que todo e qualquer trabalhador encontre os rumos, os trilhos, os caminhos que o conduzam à (R)Evolução.
Digo (R)evolução, porque como afirmei acima, o que verdadeiramente está hoje em causa, não são os direitos ao trabalho, ao salário, à educação, à saúde, à justiça e ao lazer, tudo isso temos, mais ou menos conforme "o senhor" esteja disposto ou não a conceder, uma vida "às pinguinhas" ou aos bochechos.
Queremos a nossa vida de volta, dispor dela como nos aprouver e não permitir que outros decidam o que fazer de nós.
Este Encontro é apenas um pequeníssimo passo neste sentido...

Jaime Crespo

http://proibicaodosdespedimentos.blogspot.com/ PROIBIÇÃO DOS DESPEDIMENTOS proibicaodosdespedimentos.blogspot.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

estamos quase lá...

Carta aberta ao spgl